Algumas Curiosidades Sobre Pintura Automotiva


Leitores,esse post vai ser rápido e ligeiro!! Nada de lero-lero nem post quilométrico!! Hoje vou simplesmente dividir com vocês algumas curiosidades bem interessantes (ou não) sobre pintura automotiva.

Vamos lá, começando por Mr. Henry Ford.

Foi Mr. Ford quem desenvolveu a linha de montagem como conhecemos hoje, o que barateou os custos  e diminuiu o tempo  usado na produção. Mas sabem o que é bizarro nisso tudo? Mr. Ford só produzia carros pretos! Isso mesmo, todo o Ford T que saia de sua fábrica era preto. Ele disse em sua autobiografia que  “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”. Na verdade, além de gostar muito da cor preta, fazendo isso ele garantia também uma economia muito grande, pois a tinta preta era a que possuia a secagem mais rápida (a cada 98 minutos a fábrica produzia um carro, então tempo era dinheiro LITERALMENTE!) e pintando todos da mesma cor ele só precisava de uma câmara de pintura!

Ford T e a primeira linha de produção!

Melhorando o que já era ótimo!

Carroll Hall Shelby era um fazendeiro texano, que criava galinhas. Ele era competidor, e corria com um Mustang. No dia de uma importante prova, algumas galinhas tinham amanhecido adoecidas, e na correria acabou saindo atrasado e não teve tempo de trocar de roupa, tendo que ir competir com seu macacão de trabalho que possuia… Duas listras! Tornaram-se sua assinatura.

PRIMEIRO Mustang a ganhar listras!!O pai de todos

Puro Lusho!

Bom, como boa maníaca por novidades automotivas e tal, adoro coisas diferentes e que dão um toque mais personalizado a cada carro (sem cair na breguice pleaseeee). Eu acho que a pintura mais lushuosa que alguém pode é com essa tinta aqui ó:

Pintura camaleão

A tinta camaleão surge de uma mistura de dois pigmentos de cores diferentes (conhecido por Harlequim) próprios para esse trabalho que são aplicados sobre uma pintura “base” geralmente escura para realçar o efeito camaleão, que é possível visualizar entre 5 e 8 tonalidades diferentes provocando esse visual fora de série. Aqui no Brasil, esse pigmento é vendido em pó e por kg, sendo que um quilo desse pigmento rende até ¼ L de tinta, e cada quilo custa entre R$2.200,00 e R$1.200,00 reais. Lusho para poucos.

Pintura Fosca

Devo admitir, nunca tinha visto um carro com pintura fosca até a semana passada, quando um Honda Civic preto fosco parou ao meu lado. Na hora veio a dúvida: a tinta é fosca ou se usa um verniz fosco/acetinado por cima?? Bom, pesquisando na rede, descobri que podem ser usados os dois processos! Então, caso você pretenda pintar sua charanga ou sua motoca de fosco, já sabe que pode escolher entre os dois processos. Só uma dica… Tintura fosca mostra MUITO arranhado e depois de um tempo em moto por exemplo, por conta da fricção constante na peça pintada, ela começa a brilhar, por que você acaba “polindo ” sem querer, e caso esses arranhados misteriosos surjam e você não tenha tempo de concertar #fikdik: dê uma polida com palha de aço ou uma lixa d’água fina,dá pra disfarçar ;-]

Audi Fosco...COISALINDADEDEOS!

Carros Cromados

Meu, como eu pesquisei sobre o processo de cromagem! Posso afirmar que 40% do atraso dessa postagem se deve a essa pesquisa! Bom, eu descobri que basicamente existem dois processos de cromagem: Um é pintando as peças ou o carro todo com tinta pó, e o outro é por eletrólise.

Cromar, até onde eu consegui entender, é da seguinte forma: mergulha-se a peça em um tanque com cromo líquido, ou misturas com cromo (não sei direito), e a cromagem é feita por processo eletrolítico (não sabe o que é eletrólise?? Joga no Google, bem! rsrs). O processo de cromar é extremamente caro, dispendioso e não é feito em qualquer lugar. Aqui no Brasil, eu descobri que somente UMA oficina em Recife faz isso, pois eles possuem um tanque GIGANTE que comporta uma carroceria inteira!

Carro com PINTURA cromo

Carro TODO cromado

Enfim, não disse que seria um post pequeno? Pra mim ao menos foi =].

Ahhhhhhhhhhh esses dias eu meu dei conta que NUNCA tinha postado o emiéssieni do blog!! Nem  o twitter =/

Portanto,caso algum de vocês queira conversar conosco e entender um pouco dessa zona, adicione no seu emiéssieni este endereço aqui: group3081@groupsim.com e o twitter é @cafecomritalina. Sigam-nos os bons!

About these ads

5 respostas para Algumas Curiosidades Sobre Pintura Automotiva

  1. alan souza rocha(viva cor tintas rj) disse:

    curiosidades que eu não sabia, é sempre bom enriquecer nossos conhecimentos principalmente para aqueles ou para nós que trabalhamos no ramo”no mercado” no qual requer muito conhecimento” teórico e prático”

    ———Alan Rocha consultor de vendas da viva cor tintas ltda. Rio de janeiro

  2. caio henrique disse:

    kra vc sabe o nome ou site da oficina q fas a cor cromo ou quanto custa s soubem me avis falou [e-mail suprimido] abaços

  3. Alfredo Lima disse:

    Sou escultor, uso tinta automotiva comum e gostaria de mudar para tinta automotiva base d’água. Vcs sabem se já vendem para consumidor final e se encontro em Recife?

  4. Doohan disse:

    O Mercedes Não é cromado SERIO eu ja pesquisei sobre ele acredite se quiser o dono dele um ‘Sheik’ Trilhonario banho ele a OURO BRANCO

  5. Paulo Camargo disse:

    Interessante.
    Um carro cromado ou parcialmente cromado chamaria bem a atenção além de ter um estilo a mais comparado aus tunnings comuns.

    Parabéns! Gostei da idéia e vou detalhar com mais partes cromadas meus brinquedinhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: